Um episódico de cocorocó veja o link: https://youtu.be/5-6SF7BV39M
sexta-feira, 29 de abril de 2016
20 anos de Cocorocó
Um episódico de cocorocó veja o link: https://youtu.be/5-6SF7BV39M
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Dia do índio
Aqui coloquei um pouco da história dos primeiros povos do nosso Brasil ,os índios...
19 ABRIL - DIA DO ÍNDIO
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, encontraram uma natureza exuberante e um povo nativo muito diferente do europeu.
Como acreditavam ter chegado à Índia, que era o destino de sua viagem, apelidaram este povo de índio. Para os colonizadores europeus, todos os nativos eram índios. Essa generalização proposital favoreceu a dominação destes povos. Na verdade existiam muitas nações, etnias e grupos diferentes. Estes grupos formavam um universo completamente heterogêneo, disputavam territórios, e possuíam cultura e idiomas próprios.
No início, os europeus se aproveitaram desta diversidade e usaram o índio como aliado. Porém, logo decidiram torná-lo escravo e, nesta luta, inúmeras populações foram praticamente dizimadas.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no Brasil vivem hoje cerca de 345 mil índios, distribuídos entre 215 sociedades indígenas. Estes números representam cerca de 0,2% da população brasileira.
Estes dados referem-se apenas àqueles indígenas que vivem em reservas. De acordo com a FUNAI, há estimativas de que um número entre 100 mil e 190 mil vivam hoje fora das aldeias indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também indícios da existência de aproximadamente 53 grupos ainda não contatados.
O Dia do Índio foi instituído em 1940, durante o I Congresso Indigenista Interamericano, no México. No Brasil, a data passou a valer a partir de 1943, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, depois da insistência do Marechal Cândido Rondon, um dos primeiros a se preocupar com essa questão no país.
A realidade indígena hoje é diferente de quando eles eram os donos desta terra. Obrigados a viver em áreas cada vez menores, os índios foram, gradativamente, perdendo seus hábitos e costumes. O contato com o homem branco contribuiu para essa aculturação, além de trazer doenças e outros males para dentro das aldeias. Muitos índios buscaram fugir da miséria migrando para os grandes centros urbanos. Mas, vítimas de preconceito e sem conseguir se integrar, transformaram-se em indigentes. Um triste jogo de palavras que em nada lembra os tempos gloriosos de guerreiros e caçadas.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Índia de 81 anos cria dicionário para salvar o idioma de sua tribo
Parabéns Merie pela iniciativa.
A índia Marie Wilcox, de 81 anos, é a última fluente no idioma Wukchumi. Usando um computador, ela e a filha Jennifer começaram a preparar um dicionário do dialeto, com o objetivo de não deixar a língua se perder para sempre. Em 2014, elas terminaram o léxico e agora preparam uma versão em áudio do vocabulário.
Veja o lick e saberá mais sobre está notícia:
http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/02/india-de-81-anos-cria-dicionario-para-salvar-o-idioma-de-sua-tribo.html
Filmes infantis.
Viva o mundo deles...
Sinopse:
A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.
Sinopse:
Seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários vão até uma convenção de vilões e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.
Sinopse:
Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Embora esses grupos sejam normalmente organizados, a chegada de Riley a uma nova escola faz com que todas as emoções se misturem.
Dirigida por Steve Martino, a animação é baseada nos quadrinhos do cartunista norte-americano Charles M. Schultz. A série, conhecida no Brasil como Minduim, acompanha as aventuras de Charlie Brown, Snoopy e sua turma.
Livros infantis
Ler nós traz aprendizado.Vamos cuidar do futuro dos nossos pequenos.
Aqui escolhi" Menina bonita do laço de fita."
Click no link abaixo e verá está história.
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/na-espera-menina-bonita-do-lao-de-fita.html
Aqui temos 10 livros neste link de historias infantis em pdf pra você papai e mamãe ler para seus filhos através mesmo do seu próprio celular.
Aqui você vai encontrar João e Maria,Cinderela,O Patinho feio,Pinóquio,Chapeuzinho Vermelho,História da Avózinha,No Reino das Letras Felizes,O Peixinho e o Gato,A Bruxa e o Caldeirão e A Borboleta Azul.
http://www.downgratis.com/livros/10-livros-infantis-para-download/
Terapia assistida por animais.
Me apaixonei...
Veja este link:
Bonequinhos de rolo de papel higiênico.
Turminha Paraíso 10 Musiquinhas para pequenos.
Atividades para nossos pequenos...
Nesta parte do blog colocarei várias atividades para nossos pequenos.Ensinar é um dom,vamos agora usar estas atividades com eles, até você papai e mamãe podem fazer isto...
Vamos colorir.
Ligue as folhas.
Projeto Uca em Vila Carmela em Guarulhos
Assistam este vídeo, nossos pequenos merece o melhor.